top of page

História

O Centro Espírita “O Consolador” foi fundado em 9 de fevereiro de 1985, na Rua José Clemente, n.° 410, na sede da Federação Espírita Amazonense - FEA, centro da cidade de Manaus, estado do Amazonas, em Assembléia Extraordinária, tendo como fundador o Sr. Eudésio Coelho Maciel.

Com ilimitado tempo de duração e sem fins lucrativos, a instituição tem como objetivo prioritário difundir o Espiritismo pelo seu tríplice aspecto: religioso, filosófico e científico, por meio de estudos, assistência espiritual e atividades filantrópicas, à Luz da Doutrina Espírita codificada por Allan Kardec.

Os obstáculos encontrados para a construção do centro espírita no bairro ocasionaram certo atraso na finalização do prédio, como o trabalho de fundação no terreno, que era bastante alagado e, principalmente, a falta de apoio financeiro. Junte-se a isso, o preconceito e a desconfiança que existia naquela época.

No dia 8 de maio de 1999 o Centro Espírita “O Consolador” tornou-se adeso à Federação Espírita Amazonense – FEA, obedecendo ao que rege os termos do Estatuto Social dessa reconhecida instituição, aumentando, com isso, o intercâmbio com o Movimento Espírita do Brasil e do Mundo.

Sua estrutura administrativa está assim constituída: uma Diretoria Executiva composta por seis membros, presidente e vice-presidente, primeiro e segundo secretários, primeiro e segundo tesoureiros, além de um conselho fiscal.

O primeiro grupo de trabalho iniciou as atividades de estudos em meados dos anos 90, a convite do fundador da instituição.

Localizado bem no meio do bairro do Coroado e construído em uma área de cerca de 480 m², o prédio principal só foi concluído no início dos anos 90. O prédio anexo foi construído posteriormente, para abrigar a cozinha e o refeitório.

A casa não dispõe de nenhum recurso próprio, por isso, para angariar fundos, promove ações sociais, como a “Pizza Beneficente” e a “Feira do Cacareco”, além de contar com doações de colaboradores.

Dentre as atividades desenvolvidas na casa, destacam-se: Sopa Fraterna, Evangelho e Fluidoterapia, Desenvolvimento da Mediunidade, Estudo das Obras Básicas, Irradiação, Evangelização Infanto-juvenil, Palestra Pública e Assistência Espiritual e Desobsessão.

O Centro Espírita “O Consolador”, em seus 34 anos de existência, tornou-se uma instituição de fundamental importância para a comunidade do bairro do Coroado e adjacências, promovendo ações de solidariedade, através de esclarecimento evangélico e orientação espiritual, contribuindo positivamente para o desenvolvimento do cidadão. 

Ressalta-se, portanto, a importância de se manter fielmente o trabalho fraterno na seara do Cristo, que exige renúncia, fé, coragem, dedicação e perseverança pelo bem comum, servindo sempre, espalhando as sementes de amor e paz, como instrumentos leais do amor universal. 

 

Deus abençoe a todos!

Símbolo

Criado em 24 de julho de 2007, por aprovação em Assembleia Geral realizada em 30 de julho de 2006 na sede da institutição, o símbolo do Consolador é apenas uma forma de representar o verdadeiro consolo que o indivíduo pode receber, por meio do Evangelho do Cristo. Nota-se a irradiação de luz em sua volta.

 

​

"A felicidade depende das qualidades próprias do indivíduo e não do estado material do meio em que se acha."

Allan Kardec 

Construção da Sede

A construção da sede ocorreu no início da década de 1990. À frente dos trabalhos, o senhor Eudésio Coelho maciel, fundador da casa, que contribuiu ativamente desde as etapas iniciais de fundação do terreno, que era bastante irregular, até a edificação do prédio principal, como mostram as fotos de 01 a 13, que identificam a fase final da construção até 1996. O prédio anexo só foi construído tempos depois. As fotos 14 e 15 mostram a sede até 2011. Já as fotos 16 e 17 são da sede em 2017.

Clique na imagem para ampliar

bottom of page